sexta-feira, 4 de março de 2011

COMERCIAL FUTEBOL CLUBE - RIBEIRÃO PRETO - SP

O Comercial Futebol Clube foi fundado em 10 de outubro de 1911 na cidade de Ribeirão Preto, interior do Estado de São Paulo. É conhecido como Leão do Norte por causa de uma famosa excursão ao nordeste brasileiro, na década de 20, em que venceu todos os jogos. Atualmente está na Série A2 do Campeonato Paulista e disputa com o seu rival Botafogo o clássico Come-Fogo. Em 1911, nasce o Commercial, um grupo de comerciantes se reuniu com a finalidade de formar seu time de futebol em Ribeirão Preto. Foi na casa Valeriano, uma loja de armarinhos, localizada onde hoje está instalada a fonte luminosa. No dia 11 de outubro, pouco depois das 21 horas nascia o Commercial Football Club, embora a data oficial seja no dia anterior: 10 de outubro de 1911. O nome atual é Comercial Futebol Clube. A primeira grande contratação de um atleta, que não residia em Ribeirão, feita pela diretoria do Commercial, concretizou-se no dia 14 de julho de 1917, quando o clube recebeu o ponta-direita e atacante Belmácio Pousa Godinho (1892-Piracicaba - 1980-Ribeirão Preto), que vinha do XV de Piracicaba (clube ao qual a família de Belmácio participou da fundação em 1913). Em 1919, o Commercial foi o primeiro time de futebol de Ribeirão Preto a disputar um campeonato importante.
O torneio disputado pelo alvinegro de Ribeirão foi o Campeonato Paulista - Divisão do Interior da APEA (Associação Paulista de Esportes Athléticos). No torneio, o Commercial demonstrou muita força, mas na final acabou sendo derrotado pelo EC Taubaté, ficando com o vice-campeonato. No início dos anos vinte, mais precisamente em abril de 1920, o Commercial é convidado a uma excursão pelo Norte e Nordeste brasileiro, onde realizaria amistosos com os times e seleções estaduais daquela região do país. A delegação comercialina partiu rumo ao norte e nordeste brasileiro de trem, saindo da Estação de Trem da Mogiana, em Ribeirão Preto, no dia 27 de abril de 1920. Foram jogos memoráveis, e vitórias que mostraram toda força do futebol comercialino. O único empate aconteceu apenas no primeiro jogo, contra a Seleção do Estado do Pernambuco, 1 a 1. Depois desse jogo, cada adversário foi sendo batido sem muitos problemas, como o Sport do Recife (2º jogo) e o Náutico (3º jogo). A vitória mais festejada, porém, foi sobre o Santa Cruz, no 4º jogo da excursão do Commercial. Na ocasião, a equipe pernambucana contava com a ajuda do árbitro, que foi a campo com um revólver, a fim de favorecer na marra o time local. Mas não adiantou o revólver, porque o time pernambucano viu o Commercial abrir o placar com um gol incontestável de fora da área.
O 1 a 0 a favor dos paulistas irritou a torcida local, mas o placar assim seguiu, até que no minuto final da partida, o juiz deu um pênalti inexistente contra o alvinegro… Mas para desgosto da torcida, e do árbitro, o goleiro comercialino defendeu a cobrança e selou a vitória comercialina. O apelido de "Leão do Norte" nasceu no 5º jogo, quando a equipe ribeirãopretana conseguiu sua 4ª vitória, derrotando o Amércia Futebol Clube por 4 a 1. O apelido pertencia na época ao próprio América, que na ocasião era chamado de Leão do Norte por conquistar o título de campeão da Copa Norte por três vezes consecutivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário