terça-feira, 1 de março de 2011

PAULISTA FUTEBOL CLUBE - JUNDIAÍ - SP

O Paulista Futebol Clube, ou como é conhecido popularmente, o Paulista de Jundiaí, foi fundado em 17 de maio de 1909 na cidade de Jundiaí, cidade localizada no interior do estado de São Paulo. O Paulista F.C. foi fundado por funcionários da Companhia Paulista de Estradas de Ferro. Como entidade esportiva ele na verdade sucedeu ao Jundiahy Foot Ball Club, fundado em 1903 pelo escocês Thomas Scott, principal contramestre das oficinas. Em 1919, o Paulista filia-se a A.P.E.A (Associação Paulista de Esportes Athléticos) e passa a disputar o Campeonato do Interior, tendo como adversários Ponte Preta, Guarani, Rio Claro, XV de Piracicaba, Comercial, Taubaté e Corinthians Jundiaiense,
entre outros. Logo em seu primeiro ano na competição, o Paulista sagra-se campeão da fase. A decisão do título Estadual aconteceu em São Paulo, contra o Club Athlético Paulistano, campeão da capital, que derrotou o Paulista por 5 a 4, tendo o gol decisivo marcado pelo célebre Arthur Friedenreich. Em 1928 foi inaugurada a iluminação do campo da Vila Leme, graças a contribuições financeiras da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, com um amistoso contra a Ponte Preta que terminou empatado por 2 a 2. Nesse mesmo ano o Paulista transferiu-se da A.P.E.A. para a L.A.F. (Liga de Amadores de Futebol). Em 1930 a Liga foi desfeita e o Paulista voltou a disputar os campeonatos da A.P.E.A., o que fez até 1933, quando ingressou na recém-criada Federação Paulista de Futebol.
Em 1948 a Federação Paulista de Futebol criou a “Lei do Acesso”, abrindo vagas para a 2ª Divisão de Profissionais, ou Divisão Intermediária, como foi chamada por muito tempo. Onze clubes, sendo oito da capital e três de Santos, disputavam a 1ª Divisão; e o objetivo da “Lei do Acesso” era completar 12 times na divisão principal. O Paulista passou a disputar a “Divisão Intermediária” tão logo esta foi criada, iniciando, assim, sua fase profissional. O Paulista ficou dez anos na 1ª divisão, sendo que foi rebaixado em 1978. Mas em 84 o Galo estava de volta elite, após vencer o Vocem por 7 a 1. Porém, em 86, o clube foi rebaixado outra vez à 2ª divisão. Mas em 90, a história muda. Primeiro a parceria com a Lousano, que muda o nome do clube para Lousano Paulista, trazendo o clube da Série A-3 a A-2 em 95. Em 1997, o Galo conquista o inédito título da Copa São Paulo de Futebol Júnior, vencendo na final o Corinthians. Em 1998, foi desfeita a parceria com a Lousano, mas o clube acerta uma parceria com a Parmalat, que faz alterar o nome do clube radicalmente para Etti Jundiaí. No fim das contas, os investimentos que a empresa fez ao clube foram bons, pois trouxeram o clube de volta à 1ª divisão estadual e à 2ª divisão nacional. No ano de 1999, o clube sagrou-se campeão da Copa Estado de São Paulo, que atualmente leva o nome de Copa Paulista. Em 2002, a Parmalat retira os investimentos do futebol e o clube começa a tocar a sua vida sem parceiros, com o nome voltando a ser Paulista após um plebiscito realizado na cidade.
Em 2004, o clube chega à final do Campeonato Paulista, torneio que perde para o São Caetano. Em 2005, o clube atinge a sua fama em nível nacional conquistando a Copa do Brasil, derrotando apenas adversários da 1ª divisão. As vítimas do Galo, comandado pelo técnicoVágner Mancini, foram Juventude, Botafogo, Internacional, Figueirense, Cruzeiro e Fluminense. Em 2006, o Paulista disputou o 1º torneio internacional de sua história, a Copa Libertadores da América, torneio que o clube não passou da 1ª fase. Mas um jogo marcou a torcida: a vitória sobre o River Plate, em Jundiaí, pelo placar de 2 a 1. No Campeonato Brasileiro da Série B, o time quase subiu para a Série A do Campeonato Brasileiro, porém ficou na 5ª colocação empatado com o América-RN em número de pontos, mas perdendo no número de vitórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário