terça-feira, 1 de março de 2011

RIO CLARO FOOTBALL CLUB - RIO CLARO - SP

O Rio Claro Foot-Ball Club, nomenclatura em inglês, foi fundado em 09 de Maio de 1909 na cidade de Rio Claro, cidade do estado de São Paulo pelos ferroviários Bento Estevam de Siqueira, Constantino Carrocine, João Lambach e o professor Joaquim Arnold, portanto em 2011 completou 102 anos de existência. Considerando o ano de 2011 o Rio Claro FC é o terceiro clube mais antigo em atividade no futebol profissional do Estado de São Paulo, atrás da AA Ponte Preta de 1900 e da AA Internacional de Bebedouro de 1906. Só depois do Rio Claro FC é que foram fundados os grandes clubes da capital. Em 102 anos de existência, o Rio Claro FC utilizou quatro estádios para mandar seus jogos e/ou treinos:
- De 1909 até 22 de Março de 1914 - Campo que existia no Bairro Cidade Nova;
- De 29 de Abril de 1914 até 1930 - Campo do Grêmio dos Empregados da Cia. Paulista;
- De 1931 até o ano de 1972 - Antigo Estádio Municipal, hoje Espaço Livre de Convivência do Centro;
- De 28 de Janeiro de 1973 até os dias atuais - Atual Estádio Dr. Augusto Schmidt Filho;
Durante o ano de 1909 o Rio Claro FC só treinou. Em 23 de Janeiro de 1910 o jornal O Alpha noticiou o primeiro jogo realizado em Rio Claro contra o SC Caramurú da cidade de Cordeirópolis, hoje extinto. Rio Claro FC 2 x 0.
O Rio Claro FC teve a primeira participação em campeonato oficial no ano de 1915, pela Liga Oeste. O Campeão foi o Jaboticabal Atlético. No dia 27 de Agosto de 1916 foi inaugurada a arquibancada no campo do Grêmio dos Empregados da Cia. Paulista na partida contra a AA das Palmeiras, clube que pertencia à Primeira Divisão. Rio Claro FC 1 x 0. O primeiro jogo amistoso com um time grande de São Paulo foi contra o SC Corinthians Paulista realizado no dia 25 de Dezembro de 1916, dia de Natal, festividade promovida pela diretoria do Grêmio. SC Corinthians Paulista 3 x 2. No dia 15 de Abril de 1917 foi a vez do Rio Claro FC receber a visita do Palestra Itália, hoje SE Palmeiras. O jornal noticiou que compareceu um grande público para ver esta partida. Palestra Itália 2 x 0. O Rio Claro FC foi o segundo clube do Estado de São Paulo a viajar de avião em 04 de Setembro de 1948, para enfrentar o CA Votorantim em Votorantim. O Rio Claro Futebol Clube realizou seus treinos e jogos no campo do Grêmio Recreativo dos Empregados da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, até 1930. No ano seguinte, o "Azulão", como é carinhosamente chamado pela sua torcida, inaugurou o seu próprio estádio, utilizado até 1972. Este estádio teve sua partida de inauguração da iluminação disputada em 16 de março de 1940 e, na ocasião, o Rio Claro venceu a Ponte Preta e conquistou a Taça Doutor Francisco Penteado. Ainda em 1940, o "Galo Azul", como também é conhecido, foi um dos fundadores da Liga Municipal de Futebol de Rio Claro. Foi o primeiro campeão da competição da cidade realizada pela Liga, no mesmo ano. O Azulão utiliza o Estádio Municipal Dr. Augusto Schmidt Filho, mais conhecido por "Schmidtão", por tempo indeterminado e prioritariamente, conforme escritura e lei do ano de1972, concedida pelo prefeito na época, pois era torcedor rioclarista. Possui um conjunto aquático denominado Clube Águas do Rio Claro, administrado em parceria com a Tigre S.A. Tubos e Conexões. Seu apelido é Azulão pois utiliza a camisa azul escura desde a fundação. Outro apelido tradicionalmente conhecido na cidade de Rio Claro é como: " Aguinha ". Pois seu campo beirava as margens do córrego do Servidão. Uma verdadeira disputa de “galos” originou a mascote do Rio Claro Futebol Clube, conhecido como Azulão. O maior rival do Rio Claro em toda sua história sempre foi o Velo Clube Rioclarense, conhecido na cidade como “Galo Vermelho”, por causa de suas cores oficiais. A rivalidade entre ambos é tão grande que o Rio Claro também adotou um galo como mascote, só que com as cores azul e branca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário