sábado, 18 de junho de 2011

SÃO BORJA DE VOLTA AO CENÁRIO ESPORTIVO GAÚCHO


Segundo nota publicada no jornal Zero Hora na sua edição deste sábado dia 18 na coluna Bola Dividida assinada pelo jornalista Leonardo Oliveira, a cidade gaúcha de São Borja estaria prestes a voltar ao cenário esportivo gaúcho com a Associação Esportiva São Borja. Por muitos anos durante as disputas do campeonato gaúcho a equipe que tivesse que jogar contra a extinta Sociedade Esportiva São Borja tinham 3 preocupações: jogar no caldeirão do estádio Vicente Goulart, a distância e ainda a duração das viagens. Para se ter uma ideia as distâncias entre as principais cidades do estado e São Borja:

- Pelotas: 8 horas de viagem e 600 km;
- Santa Maria: 4 horas de viagem e 300 km;
- Porto Alegre: 8 horas de viagem e 600 km;
- Caxias do Sul: 8 horas de viagem e 600 km;
- Santa Cruz do Sul: 6 horas de viagem e 450 km;
- Veranópolis: 6 horas e 30 minutos e 515 km;

Estas distâncias e tempo de viagem são aproximadas e que dependem do clima, movimento na estrada e a possibilidade de outras rotas. E o mais interessante: esses números são os de ida e resta o todo este chão para voltar para casa.
Segundo a matéria 5 ex-jogadores de futebol decidiram retomar o futebol na cidade e fundaram a Associação Esportiva São Borja. A equipe hoje disputa os campeonatos estaduais sub-17 e sub-20 e pretende em 2012 disputar a Terceira Divisão do futebol gaúcho que será disputada novamente após 8 anos de paralização. Foi disputada pela última vez em 2003 e teve como campeão o Lami Futebol Clube que algum tempo depois foi comprado pela família do jogador Ronaldinho Gaúcho e tornou-se o Porto Alegre Futebol Clube.

A história da Sociedade Esportiva São Borja
O São Borja surgiu da fusão de Internacional e Cruzeiro, dois clubes tradicionais que rivalizavam na cidade e que passavam por dificuldades financeiras. O clube herdou a cor vermelha do Internacional e a azul do Cruzeiro. A fusão pretendia unir a população para apoiar e fortalecer o futebol de São Borja, e passou a utilizar o Estádio Vicente Goulart. Já no seu primeiro ano o São Borja disputou a Primeira Divisão do Campeonato Gaúcho, mantendo-se nela ininterruptamente por 11 anos (1977 a 1987), chegando à fase final da competição em três oportunidades:
- 1980: 6º lugar (melhor campanha da história do clube);
- 1981: 7º lugar;
- 1983: 8º lugar.
No Campeonato Brasileiro da Série C de 1981, o São Borja chegou à 3ª fase da competição, terminando a competição em 5º lugar. No Campeonato Gaúcho de 1987 o time ficou em 14º (último lugar) e foi rebaixado para aSegundona pela primeira vez. Em 1997, o São Borja retornou à Primeira Divisão disputando a Série B (Divisão de Acesso), na época em que a Primeira Divisão era dividida em duas séries. A equipe entrou numa das vagas deixadas por Aimoré e Atlético de Carazinho - que haviam se licenciado. Mas o São Borja tornou a ficar em último lugar (14º na Série B) e foi rebaixado. Após o campeonato o São Borja se licenciou do futebol profissional. Em 2009 o São Borja retomou suas atividades com a denominação de Associação Esportiva São Borja, inicialmente dando ênfase nas categorias de base, participando do Campeonato Gaúcho de Juvenis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário