quinta-feira, 1 de junho de 2017

LIBERTADORES DA AMÉRICA - CLUBES HOMENAGEIAM NO NOME OS HERÓIS DA INDEPENDÊNCIA - PARTE 13

São muitos os clubes que celebram os personagens que batalharam pela independência dos países latinos. Alguns chegaram a disputar a Libertadores em anos anteriores, como Bolívar, O’Higgins, Morelia e Olmedo. Outros tantos, estão longe do protagonismo, fadados ao semiprofissionalismo, mas não deixam de fazer a contribuição para a história. Curiosamente, no Brasil, o único a receber a honraria é José Bonifácio, na 4ª divisão do Paulistão. O E.C. Dom Pedro Bandeirante, do Distrito Federal, na verdade faz referência a Dom Pedro II.
Club Mariscal Santa Cruz (Bolívia)

Andrés de Santa Cruz: O militar transitou do exército realista para o independentista, sendo um dos líderes das guerras vitoriosas que emanciparam Bolívia e Peru. Chegou a presidir os dois países, assim como estabeleceu a Confederação Peru-Boliviana por três anos.

Clube: Surgiu em 1923 como Northern Football Club, mas acabou adquirido em 1965 pelo exército, quando passou a homenagear o mariscal. A equipe de La Paz participou cinco vezes da primeira divisão nacional, mas acabou extinto em 1976, por ordem do ditador Hugo Banzer. La Academia foi responsável pelo único título continental do futebol boliviano, ao ganhar a antiga Recopa Sul-Americana(com a participação dos vencedores das copas) em 1970, batendo El Nacional na decisão. Jogadores de renome, como Victor Agustín Ugarte e Juan Américo Díaz, também passaram por lá.


FONTE: ARQUIVO PESSOAL, SITE ESCUDOS WEB E SITE TRIVELA

Nenhum comentário:

Postar um comentário